Sobre Enfoque

Somos especialistas em comportamento do consumidor. Trazemos a visão estratégica e comercial da nossa experiência executiva, tornando nossas recomendações mais valiosas para a competitividade dos nossos clientes.

Por que existimos?

Nossos clientes valorizam nossas habilidades de:

  • Audácia, desafiando o seu briefing para extrair mais de cada projeto
  • Análises com mais insights e visão estratégica
  • Capacidade e senioridade para tratar de temas complexos
  • Constante atualização e inovação
  • Recomendações consultivas e acionáveis
  • Agilidade e flexibilidade, sem ferir a qualidade
  • Excelente capacidade de comunicar resultados

Nossa história

Criada em 1988 pela antropóloga Zilda Knoploch, nossa longa atuação como agência independente diz muito sobre as nossas forças: atuamos num mercado em constante mutação e ambiente de negócios hostil, onde apenas os mais competentes sobrevivem. Acompanhamos a evolução metodológica ao trazer novas técnicas e tecnologias adequadas ao novo milênio.

Sempre buscando atender as necessidades dos nossos clientes, construímos relacionamentos pensando no presente, mas olhando para o futuro. As inovações que adotamos não são um fim em si mesmas, mas uma forma de fazer mais e melhor para o sucesso das marcas que atendemos.

Somos ágeis, mas não superficiais; competitivos, mas construtivos; criativos, mas responsáveis; maleáveis, mas seguros dos limites da qualidade. Trazemos a senioridade necessária para apoiar decisões estratégicas, com menor risco.

  • Pioneiros em Etnografia aplicada a Consumer Insights, em 1988.
  • Pioneiros em trabalhar com “Bricolagem”: bem antes de se falar em visão “holística”, já conjugávamos várias fontes de informação para traçar cenários.
  • Pioneiros em pesquisas por internet, montamos nosso painel de internautas em 1999.
  • Em 2004, ainda não havia smartphones que filmam e fotografam, mas já usávamos Story Telling e multimídia para entregar insights poderosos nas pesquisas qualitativas.
  • Adotamos Focus Groups on Line em 2005 e Comunidades Virtuais em 2012.
  • Criamos workshops de desenvolvimento de estratégias para aplicar insights aos negócios dos nossos clientes.

Nosso DNA

Começamos numa época em que pesquisar era a arte de perguntar e interpretar as respostas.

Hoje, vivemos numa sociedade em movimento, em que as marcas não mais escolhem as perguntas e o consumidor responde. Pesquisar, atualmente, é ouvir o que o consumidor escolhe nos dizer, observar as jornadas dos consumidores, integrar o que eles dizem com o que fazem e com o que não dizem, mas sentem.

Pesquisar nos dias de hoje requer integração de muitas competências, começando pela Antropologia e chegando à Neurociência. É uma atividade integradora de várias soluções, múltiplos olhares e visão prática aplicada ao negócio. Não se trata de coletar dados, mas de gerar Revelações.

Liderada pela antropóloga Zilda Knoploch, a Enfoque tem treinado seus profissionais para que incorporem nossas visões da cultura local e as apliquem a marcas locais ou globais.

Inovação e alcance global

Através de joint-venture com a Stratégir, empresa de atuação global francesa, trabalhamos em mais de 50 mercados, nos cinco continentes. Somos uma alternativa a grupos globais, com a vantagem de ter o toque local.

Código de Ética e Conduta

Quem saber mais sobre nosso código? Clique Aqui.

Política de Privacidade e Tratamento de Dados

Quem saber mais sobre nossa política? Clique Aqui.

Política de Contratação de Prestadores de Serviço

Quem saber mais sobre nossa política? Clique Aqui.

Política, Normas e Procedimentos de Segurança da Informação

Quem saber mais sobre nossa políticas e nossas normas? Clique Aqui.

Política de Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão

Quem saber mais sobre nossa política? Clique Aqui.

Política de Anticorrupção e Antissuborno

Quem saber mais sobre nossa política? Clique Aqui.

Política Ambiental

Quem saber mais sobre nossa política? Clique Aqui.

Pular para o conteúdo